terça-feira, 21 de maio de 2013

Canos à mostra: estética, economia e praticidade no projeto de interiores


Passou o tempo em que paredes descascadas com tijolo aparente, fios e tubulações à mostra eram cenário de galpão abandonado. Hoje, conduítes, dutos e braçadeiras, materiais restritos à fase árida de uma reforma, viraram elementos decorativos. Combinados com móveis de design ou clássicos criam equilíbrio para quem busca um ambiente despretensiosamente chique e contemporâneo.

Canos à mostra: estética, economia e praticidade no projeto de interiores Ucha Arantanguy/Divulgação

Os encanamentos não embutidos ganham espaço em imóveis residenciais pequenos até nos de alto padrão. Seja pelo barateamento do custo – que evita quebradeira, alvenaria para acabamento e mão de obra – ou pela personalização – sendo responsável por uma linguagem despojada –, a escolha por esse tipo de detalhe atrai cada vez mais decoradores e moradores.

A decoração permite uma versatilidade muito maior do que normalmente se pensa, já que os canos podem ser pintados de qualquer cor, inclusive para diferenciar as instalações elétricas e hidráulicas.


De acordo com profissionais da área, quem teme a sensação de despojamento total que manter tudo aparente causa, a sugestão é começar em um ambiente ou recanto da casa e pintar os dutos da mesma cor da parede ou do teto, diminuindo o efeito contrastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário