segunda-feira, 22 de julho de 2013

Lavadoras de louça podem conter fungos que prejudicam a saúde

Pesquisa mostra que mais de 60% das máquinas contêm germes que podem causar 
problemas respiratórios e de pele


Você tem máquina de lavar louça na sua casa? Pois, aquela que dá uma ajuda e tanto no seu dia a dia também pode guardar surpresas desagradáveis que podem prejudicar a sua saúde e da sua família.

Isso porque a umidade e calor constantes das lavadoras as deixam mais propensas a acumular fungos que chegam a causar problemas no pulmão e infecções de pele, como foi constatado em uma pesquisa publicada no periódico Medical Mycology.

De acordo com o estudo, mais de 60% das máquinas de lavar louça (pesquisadas em várias partes do mundo) contêm fungos potencialmente prejudiciais que podem causar os males descritos acima, principalmente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, com diabetes ou fibrose cística.

Os pesquisadores descobriram que os tipos de fungos e leveduras mais encontrados devido ao ambiente propício das máquinas incluem exophiala, Rhodotorula e Candida Parapsilosis — um dos maiores causadores das infecções hospitalares. Se inalados, esses fungos podem colonizar os pulmões e causar infecções que podem ser difíceis de tratar.

A pesquisa mostrou que as borrachas de vedação formam um terreno fértil para esses fungos, sendo que nessa localização, o mais encontrado é o exophiala, um tipo que causa uma dermatomicose com lesões escuras.

Como limpar a máquina?


Para evitar esses problemas, a solução é a limpeza regular da máquina de lavar louça, sem descuidar no tempo para não comprometer a saúde de sua família. Para isso, os especialistas recomendam que a lavadora seja limpa com bicarbonato de sódio, vinagre ou água sanitária, que ajudam a eliminar os fungos.
Essa limpeza deve ser feita uma vez por mês, retirando também todas as grades da máquina para serem lavadas com água quente antes de limpar o interior e as borrachas de vedação com uma mistura de vinagre e água morna, sendo que depois é necessário deixá-la aberta para secar completamente.


Por fim, recomenda-se a execução de um ciclo da máquina de lavar louça com uma pequena tigela de vidro de vinagre na prateleira de cima e depois mais um ciclo com uma xícara de bicarbonato de sódio derramado na parte de baixo. Um ciclo final sem nenhum produto após esses é recomendado para retirar os resíduos antes de voltar a usar normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário