quarta-feira, 3 de julho de 2013

MDF ou MDP - Saiba a diferença!


Se você está se preparando para mobiliar a sua casa com móveis planejados e está com dúvidas entre a qualidade dos móveis ofertados no mercado, a SOUL traz pra você um material completo sobre a diferença entre o MDP e o MPF e qual é a melhor solução para você investir.

Bom, para começar, vamos entender o que significa cada sigla.

MDF é uma sigla em inglês que significa "Medium Density Fiberboard", em português, chapa de fibra de madeira de média densidade. Já MDP é a sigla para “Medium Density Particleboard”, traduzindo, painel de Partículas de Média Densidade.

O MDP é um painel de madeira reconstituída, assim como o MDF. Em resumo, a principal diferença entre as madeiras está na sua composição. No MDP é utilizado partículas de madeira em camadas. Já o MPF aglutinam-se fibras de madeiras.

A fabricação destas madeiras passa por processos muito similares, em relação à tecnologia e a matéria prima, florestas plantadas, utilizada. O processo apenas é distinto na produção das partículas, no caso do MDP e das fibras, no MPF.

A principal característica do MDF é a possibilidade de trabalhar a matéria prima, ou seja, a madeira. Como os painéis têm grandes superfícies homogêneas, permite o corte em qualquer sentindo, garantindo ainda uma apresentação uniforme ao toque. Suas principais vantagens são a capacidade de comportar a aplicação de todos os tipos de revestimentos, desde pintura, impressão até papéis impressos, é praticamente uma madeira em termos de trabalhabilidade, o fato de ser um painel de fibras não orientadas permite que sejam cortadas em qualquer sentido, suas fibras possibilitam trabalhos de usinagem muito precisos, furação e uma ampla gama de acabamentos, apresenta grande resistência e não sofre com a variação de temperatura. É resistente à abrasão e ecologicamente correto, pois é produzido com madeira reflorestada.

O MDP, em contrapartida, é uma madeira industrializada, assim como os compensados e aglomerados. Ele pertence a uma nova geração de painéis de partículas de média densidade com características superiores e totalmente distintas dos painéis de madeira aglomerada de antigamente.

Indicado, especialmente para produção de moveis residenciais e comerciais de linhas retas, o MDP não tem tanta flexibilidade quanto o MDF, desta forma, este tipo de material não permite usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados. É ideal para portas retas, laterais de móveis, prateleiras, divisórias, tampos retos ou bases.

As principais características do MDP são: a alta densidade das camadas superficiais, assegurando um acabamento superior nos processos de impressão, pintura e revestimento, a homogeneidade e grande uniformidade das partículas das camadas externas e internas, melhor resistência à retirada de parafusos, menor absorção de umidade e empenamento. Além disso, é composto de madeiras selecionadas, provenientes de florestas plantadas, ecologicamente sustentáveis. A vantagem do MPD é o custo, quem procura preços competitivos, encontra no MDP o preço do móvel mais em conta, visto que sua garantia e qualidade são inferiores ao MPF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário