terça-feira, 13 de agosto de 2013

Diminua o barulho externo em sua casa!

Você sabia que pode diminuir os ruídos e impedir que o barulho do lado de fora da sua casa seja o mínimo possível? Sim, tem como! Basta fazer um projeto acústico, através de escolha de materiais adequados para isso. Tijolos de parede, taco, porcelanato, laje, gesso, tudo isso entra neste projeto “sonoro”. Então confira as dicas e veja como você pode minimizar a barulheira das grandes cidades, das avenidas, do som alto do vizinho e por ai vai!


Dica 1- Vedação das janelas. 
Uma escolha adequada da janela pode reduzir bastante o ruído externo, como a tal obra da construtora ao lado… Verifique se as folhas das janelas estão bem vedadas e, se as borrachinhas não estão desgastadas, porque isso diminui bastante a capacidade de isolamento.

Dica 2- Substitua persianas por cortinas, ou instale as duas opções juntas
A combinação persiana + janela com problemas de vedação vai deixar todo o som passar. Já a cortina grossa, quando fechada, não isola de vez o som do lado de fora, mas ajuda bastante a diminuir os ruídos porque absorve parte deles, tanto de fora pra dentro quanto de dentro pra fora. Uma cortina blackout é uma boa solução!

Dica 3 – Vizinho reclama do barulho do seu sapato mesmo ele não tendo salto? 
Esse somatório do piso (taco, tábuas, cerâmica, etc.) com a laje intensifica o toc toc da pisada, pois o ruído de impacto é transmitido pelos materiais duros com muita facilidade. Para resolver, a saída mais rápida é pegar o hábito de deixar os sapatos na porta. Ou então, usar materiais maleáveis como um tapete grosso para amortecer o som. Ainda tem como fazer obra? Então considere instalar uma manta entre a laje e o piso. Essa é a solução ideal.

Dica 4 – Esta é perfeita pra quem tem sono leve! 
Pense no quarto como um imóvel vazio. A ideia aqui é balancear a quantidade de materiais duros e de outros que absorvam o som, como estofados, almofadas, etc. Um ótimo aliado é o painel para televisão! Aquela folga de uns 10 cm do painel o transforma em um objeto absorvedor especial, permitindo que o som chegue com menor intensidade ao quarto vizinho (menores frequências do som).


Dica 5 - Cabeceira
A cabeceira da cama revestida com tecido pode ser mais eficaz que a cabeceira de madeira pintada em laca, pois materiais macios, porosos e fibrosos têm mais capacidade de absorção do som. Nas paredes, a presença de quadros com tela (sabe os furinhos?) é uma boa solução. E, somando cortina + mais edredon + mais tapete…Tudo isso faz com o som produzido dentro do ambiente penetre nessas superfícies, sendo absorvido e voltando com uma intensidade bem menor para o espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário