terça-feira, 19 de novembro de 2013

Um arquiteto japonês conseguiu transformar aperto em conforto e amplitude com um projeto nada convencional. Na província de Osaka, no Japão, o designer Kenji Ido construiu uma casa de 95 metros quadrados em um lote de apenas 43 metros quadrados, espremido entre outros dois imóveis. Na vizinhança, cheia de residências e prédios comerciais pequenos e pouco iluminados, o lugar é quase um oásis.

A casa abriga uma família de quatro pessoas (um casal e duas crianças), cujo desejo era ter uma moradia com maior iluminação solar e mais espaço para viver – muito diferente da anterior, feita de madeira, escura e apertada em dois andares. O problema foi solucionado com a construção de três andares, cômodos os mais amplos possíveis e uma estrutura pensada para arejar o ambiente sem exigir espaço extra.

No piso térreo, ficaram o quarto do casal, cozinha, banheiro e lavanderia, no primeiro andar ficou a sala de estar da família e, no último, foram montados os quartos dos filhos. O terraço ficou no teto da construção. Para que a iluminação externa incidisse com mais força no interior, principalmente no primeiro piso, o arquiteto girou a estrutura do segundo andar em 14 graus, criando vazios entre as paredes que ficaram na posição original e as giradas, deixando a luz solar entrar.


Além disso, uma das paredes do segundo andar foi inclinada para evitar a sobreposição com a escada, o que deu ainda mais impressão de amplitude ao ambiente. Confira as imagens de como ficou a residência.

Casa projetada por Kenji Ido

Casa projetada por Kenji Ido

Casa projetada por Kenji Ido

Casa projetada por Kenji Ido

Casa projetada por Kenji Ido

Casa projetada por Kenji Ido

Casa projetada por Kenji Ido

Nenhum comentário:

Postar um comentário