quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Cerâmica e adesivo em alta definição imitam pedra e madeira

O recurso pode ser utilizado tanto no exterior quanto no interior da casa


Papéis de parede são acessórios de decoração corriqueiros há muito tempo. Seus diversos tipos de estampas enfeitam salas de estar, quartos de bebê ou hall de entrada, e sua aplicação fácil, rápida e barata tem atraído muitos consumidores. Mais recentemente, adesivos e cerâmicas impressas em alta definição imitando madeira, pedra, mármore e pastilhas também têm substituído os materiais originais.

“O adesivo funciona como um papel de parede, mas fica mais realista por ser impresso em alta definição. Além disso, costuma ter textura e é resistente a rasgos e arranhões”, afirma a arquiteta Patricia Fairbanks, da MVP Arquitetura, de São Paulo.

No caso da cerâmica, o recurso pode ser utilizado tanto no exterior quanto no interior da casa, tanto em pequenas faixas quanto em grandes extensões, tanto no chão quanto na parede, segundo o gerente de marketing da Lef Cerâmica, Eduardo Scoco. “Os brilhantes são indicados para áreas internas residenciais, já produtos acetinados são indicados também para áreas internas e as externas que não molhem. Para áreas externas molhadas, são necessárias cerâmicas com esmaltes antideslizantes”, explica.


Os cuidados para aplicação na parede são simples: basta que ela esteja limpa e lisa. Se não for o caso, uma lixa fina resolve o problema. No chão, pode ser colocado sobre o piso ou mesmo sobre o contrapiso (desde que este esteja nivelado).

Além de mais barato, esse tipo de material - tanto a cerâmica quanto o adesivo - ganha admiradores pela praticidade. A manutenção é simples: é só passar um paninho úmido. “Isso, por si só, já o torna mais prático que uma pintura ou papel de parede comum”, defende Patricia Fairbanks. Pode ser uma solução interessante para residências e para estabelecimentos comerciais com grande fluxo de pessoas, como escritórios, consultórios médicos e academias. O adesivo permite, ainda, uma troca de estilo mais rápida. Se enjoar: coloque outro por cima.


A cerâmica, por sua vez, é mais duradoura e mais permanente. De acordo com Scoco, o produto pode durar dezenas de anos. Como a fixação é firme, a remoção pode ser trabalhosa. “Para remover, é necessário que se quebre o material assentado, com martelo e talhadeira.” Uma alternativa a esse transtorno colocar é outro piso sobre a cerâmica, com argamassa própria para esse tipo de aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário