sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Faça em casa: água floral para perfumar ambientes

Como é bom entrar em uma casa bem arrumada e perfumada, não é mesmo? Que tal fazer em casa um floral para perfumar o seu lar?


VOCÊ VAI PRECISAR DE…
  • 400 ml de água mineral
  • 13 cubos de gelo
  • Pétalas de dois botões de rosas (vermelha, branca ou cor-de-rosa)
  • Óleo essencial de lavanda
  • Uma panela tipo de fondue com réchaud e tampa (capacidade para 1 litro)
  • Um recipiente pequeno de cerâmica, com capacidade de, mais ou menos, 100 ml
  • Uma faca, uma tábua, um funil e um borrifador.

 COMO FAZER…
Comece retirando as pétalas dos botões e cortando-as sobre a tábua, isto facilitará a liberação do perfume da flor. Se quiser variar use gerânio, jasmim ou lavanda. Despeje a água mineral na panela e posicione o recipiente de cerâmica no meio da panela; se ele boiar, retire um pouco de água. O pote precisa estar completamente seco e deve ficar bem apoiado no fundo.

Disponha as pétalas de rosas picadas na água ao redor do recipiente de cerâmica. Se necessário, utilize a faca ajudar a submergir as flores. Acenda o queimador e mantenha-o aberto por completo. Posicione-o abaixo da panela. Se não tiver réchaud, utilize o fogão, tomando o cuidado de deixar o fogo bem baixo. Assim que a água começar a ferver, adicione às pétalas uma gota de óleo essencial de lavanda, indicado para acalmar, equilibrar e harmonizar ambientes. Os óleos essenciais de gerânio e litsea cubeba também são boas pedidas.

Cubra a panela com uma tampa virada para baixo. Sobre a tampa, disponha os cubos de gelo. É o choque térmico que fará o vapor que sobe das flores se tornar líquido e cair direto dentro do recipiente de cerâmica. Após mais ou menos 15 minutos, as pétalas estarão quase sem cor e o pote de dentro da panela estará preenchido com a água floral. Então remova o recipiente e descarte a água que sobrou na panela. Com a ajuda de um funil, despeje a água floral dentro do borrifador. Se desejar, você pode repetir a receita mais de uma vez para obter uma quantidade maior de essência.


Uma receita rende aproximadamente 40 ml de água floral e você pode usar imediatamente ou acondicionar por até 6 meses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário