quarta-feira, 19 de março de 2014

Dicas de como decorar a mesa e servir almoço e jantar em casa

Receber bem é a mistura de vários ingredientes, como numa receita. Não importa onde. A primeira, e mais importante, é fazer com que os convidados se sintam à vontade; até mesmo dentro de grande formalidade tem que se ter um mínimo de descontração! Sem pretensão de querer ensinar nada, queria dar umas dicas simples que fazem, na minha opinião, uma pequena diferença!


Velas
São para serem usadas à noite, jamais de dia! Ou seja, nunca, em nenhuma hipótese, acenda velas em almoços e, de preferência, retire as velas da mesa durante a refeição do dia. Ponha flores, objetos ou mesmo nada! Durante o dia qualquer coisa é melhor do que velas!


Jogos americanos e toalhas de mesa
Use e abuse de palha, linho, algodão e afins para o dia. Se quiser usar à noite fica ótimo também!. Deixe as coisas mais sofisticadas para a noite, como renda, organdi, bordados mais carregados, cetim, brocados.

Arranjos de flores
Capriche! Flores são uma alegria e enfeitam qualquer mesa. Só tome cuidado para usar buquês baixos em almoços e jantares sentados, para não atrapalhar a visão e, consequentemente, a conversa com quem está do outro lado da mesa. Arrase em arranjos altos se for fazer um jantar em pé para mais gente.


Talheres
Dentro da convenção social mundial, os talheres são dispostos sempre assim: garfos à esquerda, facas e colher de sopa à direita. Quando os talheres de sobremesa ficam colocados na mesa, as posições são simples. É como se fizessem um balé com os talheres que estão ao lado, assim: primeiro "desliza" a faca, ela sai da direita e entra logo acima do prato; em seguida  "desliza" o garfo, que entra acima da faca e, por fim, a colher, que entra acima do garfo. Se não for preciso usar faca para cortar nada, use só o garfo e a colher.

Buffet

Tem coisa mais prática que buffet hoje em dia? Mesmo quando a mesa está toda posta, com os lugares, talheres, pratos e copos, um aparador com as travessas facilita, agiliza e descontrai o ambiente. Quando a pessoa levanta da mesa para voltar ao buffet e repetir a comida, os talheres- garfo e faca - vão junto no prato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário